RELATO DE ATIVIDADE DE CAMPO NA GEOGRAFIA FÍSICA: PRAIA DE CACIMBINHAS

Autores

  • Joanderson Fernandes Simões Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-2008-4283
  • Amanda Cristina Dias Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Alyne Karollayne Melquiades Souza Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Júlio César Reis Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcelo Santos Chaves Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Zuleide Maria Carvalho Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Joyce Clara Vieira Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.592

Palavras-chave:

Campo, Amostras, Coleta

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo discutir a importância do campo para o ensino da geografia.  Os conteúdos vistos em sala de aula são aplicados em práticas, servindo de suporte e constatação. O instrumento motivador da aprendizagem é a atividade que se vivencia. A pesquisa e a coleta de sedimentos foram alguns dos meios práticos que nortearam esta pesquisa. Para melhor nos orientarmos durante a produção deste trabalho, foram consultados autores como Ferreira (2012), Guerra e Cunha (2000) Venturi (2005), que abordam teorias e procedimentos metodológicos que auxiliam e orientam o pesquisador na realização dos trabalhos de campo. Nos resultados, foram observadas as influências da prática de campo, bem como a integração dos conteúdos vistos em sala de aula com a atividade prática realizada nos campos, destacando a importância desse tipo de atividade.

Palavras chaves: Campo. Amostras. Coleta.


ABSTRACT

This research had as objective to discuss the importance of the field for the teaching of geography. The contents seen in the classroom are applied in practices, serving as support and verification. The motivating instrument of learning is the activity that is experienced. The research and the collection of sediments were some of the practical means that guided this research. To better guide us during the production of this work, we consulted authors such as Ferreira (2012), Guerra e Cunha (2000) Venturi (2005), who discuss theories and methodological procedures that help and guide the researcher in the field work. In the results, the influences of the field practice were observed, as well as the integration of the contents seen in the classroom with the practical activity performed in the fields, highlighting the importance of this type of activity.

Keywords: Field. Samples. Collect.

 

RESUMEN

Esta investigación tuvo como objetivo discutir la importancia del campo para la enseñanza de la geografía. Los contenidos vistos en el aula se aplican en prácticas, sirviendo de apoyo y observación. El instrumento motivador del aprendizaje es la actividad que uno experimenta. La investigación y la recolección de sedimentos fueron algunos de los medios prácticos que guiaron esta investigación. Para orientarnos mejor durante la producción de este trabajo, autores como Ferreira (2012), Guerra e Cunha (2000) Venturi (2005), que discuten teorías y procedimientos metodológicos que ayudan y guían al investigador en la realización del trabajo de campo. En los resultados, se observaron las influencias de la práctica de campo, así como la integración de los contenidos vistos en el aula con la actividad práctica realizada en los campos, destacando la importancia de este tipo de actividad.

Palabras clave: campo. Muestras Colección

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joanderson Fernandes Simões, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando de Geografia pela UFRN

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

SIMÕES, J. F.; LIMA, A. C. D.; SILVA, A. K. M. S.; SILVA, J. C. R.; CHAVES, M. S.; LIMA, Z. M. C.; FERREIRA, J. C. V. RELATO DE ATIVIDADE DE CAMPO NA GEOGRAFIA FÍSICA: PRAIA DE CACIMBINHAS. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 21, n. 2, p. 110–121, 2019. DOI: 10.35701/rcgs.v21n2.592. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/592. Acesso em: 29 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)