A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOMORFOLOGIA DO SEMIÁRIDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS SERTÕES DA PARAÍBA E DO RIO GRANDE DO NORTE

  • Joyce Ferreira Gomes UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA
  • Vinicius Ferreira Luna UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA
  • Mirelle Oliveira Silva UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA
  • Simone Cardoso Ribeiro UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA
Palavras-chave: Aula de campo, Geomorfologia, Recurso pedagógico.

Resumo

A aula de campo é um importante recurso pedagógico para a compreensão da Geomorfologia, pois permite ao acadêmico a apreensão in loco dos conceitos geomorfológicos e, principalmente, da atuação antrópica sobre o meio natural. Nesse sentido o presente artigo tem como objetivo demonstrar a importância da aula de campo na disciplina de Geomorfologia do Semiárido, realizada nos sertões da Paraíba e do Rio Grande Do Norte com os acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri-URCA.  O trabalho seguiu etapas que foram desenvolvidas no decorrer da disciplina Tópicos Especiais Geografia - Geomorfologia do Semiárido, como: Levantamento bibliográfico preliminar, Caracterização geoambiental, levantamento cartográfico da área e confecção da caderneta de campo. Ao longo da aula em campo foi possível analisar as formas derivadas dos processos morforestruturais e morfoesculturais, explicados anteriormente nas aulas da referida disciplina. Desse modo os resultados alcançados demonstraram que durante a aula realizada os alunos conseguem apreender de forma significativa Os processos e as formas observadas puderam ser mais facilmente compreendidos durante a realização da exposição em campo.

Palavras-chave: Aula de campo; Geomorfologia; Recurso pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Ferreira Gomes, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA

Joyce Ferreira Gomes

Graduanda em Geografia - URCA

Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/URCA

Grupo de Estudo em Geomorfologia e Pedologia - GeoPed/URCA

Laboratório de Análise Geoambiental - LAGEO


 
Publicado
2019-09-30
Como Citar
GOMES, J. F.; LUNA, V. F.; SILVA, M. O.; RIBEIRO, S. C. A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOMORFOLOGIA DO SEMIÁRIDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS SERTÕES DA PARAÍBA E DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 21, n. 2, p. 784-794, 30 set. 2019.