A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOMORFOLOGIA DO SEMIÁRIDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS SERTÕES DA PARAÍBA E DO RIO GRANDE DO NORTE
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.561Mots-clés :
Aula de campo, Geomorfologia, Recurso pedagógico.Résumé
A aula de campo é um importante recurso pedagógico para a compreensão da Geomorfologia, pois permite ao acadêmico a apreensão in loco dos conceitos geomorfológicos e, principalmente, da atuação antrópica sobre o meio natural. Nesse sentido o presente artigo tem como objetivo demonstrar a importância da aula de campo na disciplina de Geomorfologia do Semiárido, realizada nos sertões da Paraíba e do Rio Grande Do Norte com os acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri-URCA. O trabalho seguiu etapas que foram desenvolvidas no decorrer da disciplina Tópicos Especiais Geografia - Geomorfologia do Semiárido, como: Levantamento bibliográfico preliminar, Caracterização geoambiental, levantamento cartográfico da área e confecção da caderneta de campo. Ao longo da aula em campo foi possível analisar as formas derivadas dos processos morforestruturais e morfoesculturais, explicados anteriormente nas aulas da referida disciplina. Desse modo os resultados alcançados demonstraram que durante a aula realizada os alunos conseguem apreender de forma significativa Os processos e as formas observadas puderam ser mais facilmente compreendidos durante a realização da exposição em campo.
Palavras-chave: Aula de campo; Geomorfologia; Recurso pedagógico.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.