EVOLUÇÃO DAS DIFERENÇAS TÉRMICAS DE TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DO CRATO/CE (1984-2011)
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.569Palavras-chave:
Clima Urbano, Campo Térmico, Sensoriamento RemotoResumo
Este trabalho teve por objetivo analisar a temperatura da superfície correlacionando com o Índice de Vegetação Normalizado NDVI para os anos de 1984 e 2011 envolvendo a área urbana da cidade de Crato– CE. Utilizaram-se as imagens do LANDSAT 5 (banda 6) na estimativa de temperatura e banda 3 e 4 no NDVI e os processamentos das imagens foram realizados nos softwares Terrset Módulo “Thermal” e Qgis- 2.18. Os resultados obtidos mostraram que os maiores valores de temperatura nas imagens analisadas foram encontrados nas áreas onde a urbanização é mais intensa com o predomínio de materiais de alta absorção de calor e uma precária distribuição de vegetação. As temperaturas menores foram encontradas em áreas com presença de vegetação, com condições geoecológicas mais favoráveis. Neste sentido, nota-se que as utilizações de imagens de satélite podem e devem ser empregadas como excelentes ferramentas para essas análises.
Palavras-chave: Clima Urbano; Campo Térmico; Sensoriamento Remoto.
RESUMEN
Este trabajo tuvo como objetivo analizar la temperatura de la superficie en correlación con el Índice de Vegetación Normalizada NDVI para 1984 y 2011 que involucra el área urbana de la ciudad de Crato - CE. Las imágenes de LANDSAT 5 (banda 6) se usaron para estimar la temperatura y las bandas 3 y 4 en NDVI y el procesamiento de imágenes se realizó con el módulo Terrset "Thermal" y el software Qgis-2.18. Los resultados obtenidos mostraron que los valores de temperatura más altos en las imágenes analizadas se encontraron en las áreas donde la urbanización es más intensa con el predominio de materiales de alta absorción de calor y una mala distribución de la vegetación. Las temperaturas más bajas se encontraron en áreas con vegetación, con condiciones geoecológicas más favorables. En este sentido, se observa que el uso de imágenes satelitales puede y debe emplearse como excelentes herramientas para dicho análisis.
Palabras clave: Clima urbano; Campo termal; Detección remota.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.