ARBORIZAÇÃO E CONFORTO TÉRMICO NO ESPAÇO URBANO: ESTUDO DE CASO EM PRAÇAS PÚBLICAS DE RECIFE-PE

Autores

  • Lillian Souza dos Anjos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Rafael Silva dos Anjos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Vinicius Ferreira Luna Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Tamires Gabryele de Lima Mendes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Ranyére Silva Nóbrega Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.923

Palavras-chave:

Temperatura do ar, Espaços públicos, Percepção térmica

Resumo

O presente estudo teve como objetivo realizar uma análise do conforto/desconforto térmico em praças públicas na cidade do Recife-PE. A pesquisa, conduzida nos meses de junho e julho de 2018 durante o período úmido, empregou um Termômetro de Globo Bulbo Seco e Úmido para medir as temperaturas e umidades do ar em quatro praças com morfologias distintas. Simultaneamente, as temperaturas de superfície foram captadas por uma câmera termográfica para uma observação detalhada do ambiente circundante. A análise da arborização e a classificação da densidade urbana foram realizadas para compreender a influência desses fatores na qualidade ambiental das praças. Questionários foram aplicados aos frequentadores para compreender a percepção térmica. Os resultados mostraram um cenário diversificado e complexo, com a Praça do Derby, de maior densidade urbana, apresentando as maiores temperaturas, enquanto a Praça da Sudene, com mais vegetação e menor densidade, demonstrou temperaturas mais baixas. Todas as praças manifestaram temperaturas elevadas, indicando a necessidade de atenção devido à importância desses espaços no contexto urbano e à pressão constante das ações antrópicas. Conclui-se que a morfologia, a arborização e a densidade urbana desempenham papéis significativos nas condições térmicas, e apesar das diferenças observadas, intervenções são necessárias para garantir o conforto térmico e a funcionalidade desses espaços públicos no ambiente urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lillian Souza dos Anjos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Rafael Silva dos Anjos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Pós doutorando pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Vinicius Ferreira Luna, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Tamires Gabryele de Lima Mendes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Ranyére Silva Nóbrega, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professor do departamento de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

ANJOS, L. S. dos; ANJOS, R. S. dos; LUNA, V. F.; MENDES, T. G. de L.; NÓBREGA, R. S. ARBORIZAÇÃO E CONFORTO TÉRMICO NO ESPAÇO URBANO: ESTUDO DE CASO EM PRAÇAS PÚBLICAS DE RECIFE-PE. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 25, n. 3, p. 107–135, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v25.923. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/923. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos