ARBORIZAÇÃO E CONFORTO TÉRMICO NO ESPAÇO URBANO: ESTUDO DE CASO EM PRAÇAS PÚBLICAS DE RECIFE-PE
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.923Palavras-chave:
Temperatura do ar, Espaços públicos, Percepção térmicaResumo
O presente estudo teve como objetivo realizar uma análise do conforto/desconforto térmico em praças públicas na cidade do Recife-PE. A pesquisa, conduzida nos meses de junho e julho de 2018 durante o período úmido, empregou um Termômetro de Globo Bulbo Seco e Úmido para medir as temperaturas e umidades do ar em quatro praças com morfologias distintas. Simultaneamente, as temperaturas de superfície foram captadas por uma câmera termográfica para uma observação detalhada do ambiente circundante. A análise da arborização e a classificação da densidade urbana foram realizadas para compreender a influência desses fatores na qualidade ambiental das praças. Questionários foram aplicados aos frequentadores para compreender a percepção térmica. Os resultados mostraram um cenário diversificado e complexo, com a Praça do Derby, de maior densidade urbana, apresentando as maiores temperaturas, enquanto a Praça da Sudene, com mais vegetação e menor densidade, demonstrou temperaturas mais baixas. Todas as praças manifestaram temperaturas elevadas, indicando a necessidade de atenção devido à importância desses espaços no contexto urbano e à pressão constante das ações antrópicas. Conclui-se que a morfologia, a arborização e a densidade urbana desempenham papéis significativos nas condições térmicas, e apesar das diferenças observadas, intervenções são necessárias para garantir o conforto térmico e a funcionalidade desses espaços públicos no ambiente urbano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lillian Souza dos Anjos, Rafael Silva dos Anjos, Vinicius Ferreira Luna, Tamires Gabryele de Lima Mendes, Ranyére Silva Nóbrega
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.