AGROECOLOGIA E TERRITÓRIO-REDE: O CASO DE UM GRUPO DE AGRICULTORES FAMILIARES AGROECOLÓGICOS DA REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Autores

  • Julia Lahm Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Douglas Ladik Antunes Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Oscar José Rover Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1100

Palavras-chave:

Rede agroecológica, Territórios, Dinâmica Territorial, Planos de manejo, Agrobiodiversidade

Resumo

O artigo, que faz parte de uma pesquisa mais ampla, busca apresentar e compreender o funcionamento de um grupo de agricultores familiares agroecológicos, que cultivam e comercializam alimentos na região da Grande Florianópolis, e sua organização dentro de uma dinâmica territorial que perpassa e engloba diversas localidades e atores. A interação destas localidades em rede e as especificidades do grupo foram analisadas através de um estudo de caso único e aprofundado por meio de análise documental dos planos de manejo do grupo, utilizados para a obtenção da certificação orgânica. As formas de produção e consumo são discutidas com base nos conceitos de agroecologia, território e território-rede, com foco na dinâmica territorial. O estudo demonstra que valorizar experiências de produção e consumo locais e agroecológicas pode trazer benefícios econômicos para os produtores e consumidores; fomentar a manutenção da biodiversidade produtiva, garantir a valorização do trabalho dos agricultores familiares, assegurando retorno econômico por meio de preços justos e mercados mais estáveis, manter transparência na origem dos produtos através da certificação participativa, e assim contribuir para o desenvolvimento socioeconômico territorial. Com o intuito de suscitar visibilidade aos desafios enfrentados pelos produtores, conclui-se que a dinâmica territorial da agroecologia, neste grupo, depende de uma combinação de fatores que envolvem diversas temáticas, entre elas, maior investimento público nas práticas agroecológicas, pagamento pelos serviços ambientais prestados, facilitação ao acesso e processo de certificação, conscientização e participação dos consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Lahm, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGPLAN/UDESC).

Douglas Ladik Antunes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professor Associado do Departamento de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio Ambiental - PPGPLAN/FAED /UDESC - dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado Acadêmico. 

Oscar José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorado em desenvolvimento rural e pós-doutorado em comercialização de alimentos orgânicos (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC). 

Downloads

Publicado

2025-11-19

Como Citar

LAHM, J.; ANTUNES, D. L.; ROVER, O. J. AGROECOLOGIA E TERRITÓRIO-REDE: O CASO DE UM GRUPO DE AGRICULTORES FAMILIARES AGROECOLÓGICOS DA REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 27, n. 3, p. 53–80, 2025. DOI: 10.35701/rcgs.v27.1100. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1100. Acesso em: 3 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos