A DIALÉTICA SOCIEDADE-NATUREZA NAS TRANS-FORMAÇÕES DA PAISAGEM: CONSERVAÇÃO E USO DOS BUTIAZAIS NO LITORAL DE SANTA CATARINA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.933Palavras-chave:
Butia catarinensis, Ecologia Histórica, Formação SocioespacialResumo
O Butia catarinensis é uma espécie de palmeira (família Arecaceae) endêmica e ameaçada de extinção, que se distribui de forma heterogênea formando butiazais, considerados ecossistemas diferenciados onde ocorre predominância de espécies do gênero Butia. Com base nos pressupostos teóricos da formação socioespacial e da ecologia histórica, este artigo tem como objetivo resgatar elementos da formação do município de Imbituba, com enfoque nas relações estabelecidas entre o modo de vida das sociedades ali existentes em distintos momentos históricos e os butiazais, buscando compreender a presença da espécie na atualidade como resultado das dinâmicas de ocupação do território. A partir de um levantamento bibliográfico e documental, e da realização de entrevistas semiestruturadas, pode-se concluir que o butiá tem historicamente um grande significado cultural e econômico para as comunidades locais, principalmente associado às atividades agrícolas, além de cumprir importante papel do ponto de vista ecológico. Em virtude desses aspectos, tornam-se cruciais os esforços de conservação da espécie, que devem considerar a dimensão das práticas associadas como indissociáveis de sua presença no território.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elisa Serena Gandolfo, Douglas Ladik Antunes, Carmen Garcez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.