RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PRÁTICA DE ENSINO DO ESTUDO DAS CIDADES NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1092Palavras-chave:
Urbanismo, Ensino, Cidade, Análise Crítica, Reflexões CientíficasResumo
A atuação do profissional de Arquitetura e Urbanismo tem se mostrado essencial para o correto funcionamento das relações socioespaciais e o desenvolvimento das cidades contemporâneas. Seu papel como agente produtor dos espaços e indutor das relações está condicionado à sua correta formação e ao seu potencial técnico. Assim, coloca-se em pauta a qualidade do ensino nas escolas de Arquitetura e Urbanismo, de modo a se discutir a dinâmica de aprendizagem no campo do urbanismo. O presente relato refere-se a um relato de experiência, cujo objetivo é expor as práticas de ensino-aprendizagem adotadas na disciplina de Estudos da Cidade no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Como procedimento de estudo, adotou-se a abordagem qualitativa descritiva, com a exposição, a partir de um relato de experiência, dos resultados obtidos mediante a prática pedagógica no ensino teórico do urbanismo, contidos na disciplina de Estudos da Cidade, componente curricular obrigatório do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UEM. Após a realização da pesquisa, verificou-se que o formato avaliativo proposto pelo plano de ensino prejudica a dinâmica ativa em sala de aula. A obrigatoriedade de avaliações isoladas e de caráter teórico inibe o processo avaliativo contínuo, dificultando o diagnóstico evolutivo do aluno perante os conteúdos ministrados. Além disso, o número de componentes da turma (39 alunos) e a carga horária das aulas (2h/a semanais) dificultam o trabalho individualizado e a aplicação do conhecimento teórico na realidade cotidiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diego Vieira Ramos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.
104