AS FERROVIAS NO CEARÁ: UMA ANÁLISE DA CONFORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA REDE URBANA (1873-1926)
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1047Palavras-chave:
Rede urbana, Ferrovia, Geografia Histórica, Ceará (Brasil)Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a rede urbana da Província/Estado do Ceará a partir da configuração da rede ferroviária cearense, formada pela Estrada de Ferro de Baturité (EFB) e pela Estrada de Ferro de Sobral (EFS). Para analisarmos a centralidade e a hierarquia das cidades ferroviárias na rede urbana, elegemos seis condições singulares: 1 – população das cidades ferroviárias, 2 – a condição de ponta de trilhos; 3 – as receitas arrecadadas pelas estações, 4 – a divisão administrativa da rede de cidades que integram as ferrovias no Ceará, e, por fim, 5 – a imponência arquitetônica do edifício da estação ferroviária. O recorte temporal estabelecido (1873-1926) compreende o ano de inauguração do primeiro trecho ferroviário na província do Ceará, em 1873, até o ano de 1926, quando a EFB alcança o Crato, cidade situada no Cariri cearense. A pesquisa possui abordagem na Geografia Histórica Urbana (Abreu, 2000, 2006; Maia, 2014, 2019; Vasconcelos, 2009). A metodologia consiste na análise de variadas fontes documentais encontradas em diferentes instituições de memória disponíveis em meios eletrônicos e acervos físicos. Os resultados apontam que a implantação da ferrovia possibilitou a consolidação de algumas cidades ferroviárias enquanto importantes centros regionais, a exemplo das cidades de Sobral, Baturité e o Crato.
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