DESENVOLVIMENTO REGIONAL: TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE ARAGUATINS – TO
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.945Palavras-chave:
Desenvolvimento Regional, Análise Locacional, Região geográfica imediata de Araguatins, TocantinsResumo
O presente artigo analisou o desenvolvimento regional e as transformações socioeconômicas na região geográfica imediata de Araguatins – TO. O objetivo deste trabalho foi verificar as transformações socioeconômicas ocorridas na região geográfica imediata de Araguatins - TO entre 2010 e 2020, utilizando indicadores locacionais, coeficiente de associação geográfica e multiplicador de emprego, além de caracterizar a logística portuária do Porto de Praia Norte para determinar a dinâmica logística e os padrões de desenvolvimento dos municípios que compõem a região geográfica imediata. A pesquisa tem abordagem de natureza qualitativa e quantitativa, quanto a sua classificação é exploratória e descritiva, em geral. Os resultados mostram que o Porto de Praia Norte tem uma localização geográfica estratégica e uma boa infraestrutura logística, que favorecem à atividade portuária e o desenvolvimento econômico. A dinâmica regional inclina-se para o setor público, comércio e serviços, que têm maior impacto na geração de empregos, o setor primário entre os anos de 2010 a 2020 teve um aumento significativo. O estudo sugere que a diversificação dos setores econômicos é necessária para um melhor desempenho do emprego, destacando a dependência do setor público na geração de empregos na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Valerio Oliveira Lima Júnior, Nilton Marques de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.