AS DINÂMICAS DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO DA AMAZÔNIA LEGAL

Autores

  • Sidinei Esteves de Oliveira de Jesus Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Nilton Marques de Oliveira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Mônica Aparecida da Rocha Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.937

Palavras-chave:

Amazônia Legal, Políticas Desenvolvimentistas, Desenvolvimento Econômico, Espaço Agrário

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as dinâmicas do desenvolvimento regional da Amazônia Legal (AL) e o seu processo de produção do espaço agrário. Verificou-se que o processo de desenvolvimento proposto para a região se deu na esteira da implantação de políticas de desenvolvimentistas a partir do meado do século XX. O objetivo das políticas visou a integração da AL com as demais regiões do país, a ocupação do “vazio” demográfico, incentivos fiscais para a entrada de grupos econômicos para explorar a região economicamente e a diminuição das desigualdades regionais. Nesse sentido o estudo busca fazer uma análise histórica dos Planos Nacionais de Desenvolvimento, da Política Nacional de Desenvolvimento Regional e seus desdobramentos para reorganização do espaço agrário dessa região. Esse estudo está alicerçado numa abordagem crítica de cunho qualitativo, que através de uma análise exploratória e descritiva buscou em fontes bibliográficas, bem como em documentos oficiais a sustentação teórica e os dados necessários para a construção desse artigo. Como resultado a ser melhor detalhado no desenvolvimento deste trabalho, é possível afirmar que o processo de integração nacional para o desenvolvimento econômico da AL se constituiu em detrimento da exploração dos recursos naturais e espoliação social. Acrescenta ainda o fato de que mesmo o Estado tendo criado um esforço para desenvolver as políticas para o desenvolvimento da AL, elas foram insuficientes para sanar o vazio demográfico, a desigualdade regional, os problemas agrários e ambientais nessa região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidinei Esteves de Oliveira de Jesus, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor efetivo do curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), campus de Tocantinópolis - TO.

Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professor do Programa de Desenvolvimento Regional - PGDR/UFT e do Curso de Ciências Econômicas da UFT. Lider do Grupo de Pesquisa "Desenvolvimento Regional e Territorial do Centro Norte do Brasil - DRT Centro Norte. Bolsista de Produtividade da FAPT (Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Tocantins).

Mônica Aparecida da Rocha Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. Professora da Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR/UFT).

Downloads

Publicado

2024-05-26

Como Citar

JESUS, S. E. de O. de; OLIVEIRA, N. M. de; SILVA, M. A. da R. AS DINÂMICAS DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO DA AMAZÔNIA LEGAL. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 2, p. 59–78, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.937. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/937. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos