TERRITÓRIOS RIBEIRINHOS EM RECIFE-PE: A QUEM PERTENCEM ESSES PEDAÇOS DO ESPAÇO?
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.885Palavras-chave:
Uso do território, Luta de classes, Direito ao entorno, Áreas ribeirinhasResumo
Recife, pela própria peculiaridade do seu sítio urbano, possui grandes extensões de áreas ribeirinhas. Estas áreas sempre foram usadas no curso da formação histórico-territorial da urbanização da cidade. É evidente que, em uma sociedade de classes, todas as áreas são ocupadas e apropriadas de acordo com as vicissitudes históricas inerentes à permanente valorização econômica do espaço. O objetivo central deste escrito é refletir sobre o pertencimento de territórios construídos em áreas ribeirinhas como pedaços delimitados, também, por segmentos da classe trabalhadora ao longo da urbanização da cidade. Operacionalizou-se a reflexão por meio de três métodos de procedimentos: caracterização histórico-territorial do uso social das áreas ribeirinhas mediante a revisão da literatura sobre a temática; resgate dos conflitos e das lutas de resistência da classe trabalhadora nestas áreas pelo trabalho de campo e conhecimento empírico do fenômeno; e esboço de um plano de superação da problemática abordada, pela escuta das populações ribeirinhas e da consulta à legislação urbanística de cunho ambiental. Chegou-se à conclusão geral de que a consciência de classe e a pressão social permanente junto às instituições públicas que se ocupam da administração urbana são essenciais para que a classe trabalhadora conquiste o seu direito ao entorno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cláudio Jorge Moura de Castilho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.