FRONTEIRAS SUSTENTÁVEIS: A COOPERAÇÃO BRASIL-FRANÇA E O PAPEL DO MANEJO FLORESTAL NA AGENDA CLIMÁTICA DA COP 30

Autores

  • Bruno Rogério Silva Cavalcante Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1054

Palavras-chave:

Fronteiras sustentáveis, Manejo florestal, Cidades gêmeas

Resumo

Este artigo apresenta as relações transfronteiriças entre o Brasil e a Guiana Francesa, com foco no manejo florestal sustentável. Baseado em incursões realizadas em 2023 e 2024, o estudo discute as dinâmicas sociais e ambientais que moldam as interações entre as cidades gêmeas Oiapoque (Brasil) e Saint George de l’Oiapock (França). O manejo florestal é abordado como uma prática estratégica para mitigar os impactos ambientais na região amazônica, que enfrenta pressões de desenvolvimento e preservação. O texto também reflete sobre as implicações da COP 30, evento crucial na agenda climática internacional. São analisados os desafios e oportunidades do comércio transfronteiriço, especialmente de produtos florestais, e as tensões migratórias que afetam a integração entre os dois territórios. O artigo finaliza ressaltando a importância da cooperação entre o Brasil e a França para o desenvolvimento de fronteiras sustentáveis, promovendo a proteção ambiental e o crescimento econômico local.

Palavras-chave: Fronteiras sustentáveis. Manejo florestal. Cidades gêmeas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Rogério Silva Cavalcante, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Sociedade, Cultura e Fronteira pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Professor e Pesquisador no Instituto Federal do Amapá (IFAP). 

Downloads

Publicado

2025-08-27

Como Citar

CAVALCANTE, B. R. S. FRONTEIRAS SUSTENTÁVEIS: A COOPERAÇÃO BRASIL-FRANÇA E O PAPEL DO MANEJO FLORESTAL NA AGENDA CLIMÁTICA DA COP 30. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 27, n. 2, p. 151–179, 2025. DOI: 10.35701/rcgs.v27.1054. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1054. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos