FRONTEIRAS SUSTENTÁVEIS: A COOPERAÇÃO BRASIL-FRANÇA E O PAPEL DO MANEJO FLORESTAL NA AGENDA CLIMÁTICA DA COP 30
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1054Palabras clave:
Fronteiras sustentáveis, Manejo florestal, Cidades gêmeasResumen
Este artigo apresenta as relações transfronteiriças entre o Brasil e a Guiana Francesa, com foco no manejo florestal sustentável. Baseado em incursões realizadas em 2023 e 2024, o estudo discute as dinâmicas sociais e ambientais que moldam as interações entre as cidades gêmeas Oiapoque (Brasil) e Saint George de l’Oiapock (França). O manejo florestal é abordado como uma prática estratégica para mitigar os impactos ambientais na região amazônica, que enfrenta pressões de desenvolvimento e preservação. O texto também reflete sobre as implicações da COP 30, evento crucial na agenda climática internacional. São analisados os desafios e oportunidades do comércio transfronteiriço, especialmente de produtos florestais, e as tensões migratórias que afetam a integração entre os dois territórios. O artigo finaliza ressaltando a importância da cooperação entre o Brasil e a França para o desenvolvimento de fronteiras sustentáveis, promovendo a proteção ambiental e o crescimento econômico local.
Palavras-chave: Fronteiras sustentáveis. Manejo florestal. Cidades gêmeas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Bruno Rogério Silva Cavalcante

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.