A EDUCAÇÃO POR ALTERNÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1053Palavras-chave:
Ensino remoto, Pandemia, Educação do campo, Inclusão digitalResumo
Nos anos de 2020 e 2021 vive-se uma crise epidemiológica em escala global, denominada de Covid-19, que leva ao estabelecimento de algumas medidas sanitárias que ocasionam a ressignificação do mundo do trabalho, das produções e das representações. No campo educacional, significou a adoção do ensino remoto. Assim, a partir desse contexto, tem-se o presente artigo com o objetivo de compreender o contexto de adoção do ensino remoto pelo IFPA Campus Marabá Rural em tempo de pandemia da Covid-19. Teve como metodologia a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. Apresenta como resultado a compreensão que o IFPA Campus Marabá Rural tem a sua atuação baseada nos princípios da educação do campo, atende prioritariamente as populações do campo, das águas e das florestas. Portanto, adoção do ensino remoto, apesar de um planejamento de adoção em fases progressivas, apresenta-se como um desafio aos sujeitos do Campus, principalmente, em virtude das condições de inclusão ou exclusão digital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leildes Alves dos Santos Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.