A PERSPECTIVA DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO NO AMBIENTE ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UFMS/CPAQ
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.874Mots-clés :
Estágio Supervisionado, Universidade, Ensino de Geografia, Escola, Supervisor de EstágioRésumé
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de pós-doutorado voluntário cujo objetivo geral foi investigar a perspectiva de um grupo de professores da educação básica que supervisionam o estágio quanto suas expectativas sobre as ações extensionistas promovidas pela graduação em licenciatura de Geografia da UFMS do campus de Aquidauana. Como objetivos específicos destacam-se duas proposições: investigar os assuntos que consideram relevantes e que sejam direcionados ao ensino de geografia e, a partir deste processo, apresentá-las na universidade propondo sua efetivação como extensão. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola do município de Aquidauana, MS e o método desenvolvido para investigar os quatro supervisores de estágio foi o do grupo focal. Nas transcrições das gravações é unânime a expectativa em relação à contribuição da universidade e a expectativa de ações extensionistas direcionadas sobretudo à Biogeografia, Hidrografia, Geomorfologia e Geopolítica e sua relação com o ensino na educação básica. Como forma de complementar a análise para este material, faz-se oportuno destacar outros resultados obtidos como os que sugerem melhorias em relação ao diálogo com os supervisores da universidade quanto ao acesso a relatórios finais e retornos durante as etapas concluídas pelos alunos. Além disso, cabe ressaltar como os supervisores na escola se sentem na condição de coparticipantes no processo que destacam que exercem atividades que consideram pedagógicas e não meramente burocráticas.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Renata Barrocas, Eva Teixeira dos Santos 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.