PROJEÇÃO DE CENÁRIOS COMO PERSPECTIVA PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL: UM ESTUDO CONCEITUAL
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v23.783Mots-clés :
Geoecologia das Paisagens, Planejamento Ambiental, Projeção de cenáriosRésumé
A projeção de cenários é um instrumento de previsão da evolução territorial e de proposições espaciais para o ordenamento ambiental. Por meio da geoecologia das paisagens é possível desenvolver uma visão sistêmica e complexa, no sentido de diagnosticar as inter-relações sociedade e natureza em diferentes escalas espaço-geográfica. O artigo em questão objetiva oferecer os conceitos fundamentais e possibilidades metodológicas no processo de construção de cenários propositivos aplicados em planos diretores que tenham como alvo o estabelecimento de desenhos territoriais futuros, na ótica da sustentabilidade socioambiental. Diante do exposto são especificadas i) as etapas a se percorrer até alcançar as proposições técnicas, implantação de políticas públicas, elaboração de zoneamento funcional, ii) apresentam-se a instituição de estratégias de gestão até estabelecimento de cenários pretendidos nas distintas dimensões e realidades territoriais. Este artigo contribui para a compreensão dos procedimentos da Geoecologia das Paisagens no Planejamento Ambiental em suas diferentes escalas e possibilidades de gestão ambiental e territorial.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.