ETNO-AFETAÇÃO TERRITORIAL: BASE CONCEITUAL E ANÁLISE TERRITORIAL EM COMUNIDADE INDÍGENA NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v22n3.723Mots-clés :
Etno-afetação, Território, Cartografia Social, Comunidade Indígena, AmazôniaRésumé
O presente artigo científico desenvolveu-se no estado de Roraima - Brasil, este se encontra na porção da Amazônia Setentrional com seus limites de fronteira na porção Nordeste: com a República Cooperativa da Guiana e na porção Norte: com a República Bolivariana da Venezuela. Ainda, faz divisa com os estados: na porção Sudeste, com o Pará e; Sul e Noroeste, o Amazonas. O trabalho tem como objetivo explicitar o conceito de Etno-Afetação Territorial pensado e fundamentado pelo autor durante a elaboração da tese de doutorado, sob a luz epistemológica dos conceitos de Território e da Cartografia Social. A metodologia desenvolveu-se através de: pesquisa teórica (com visitas em bibliotecas públicas) e virtual (em sites); pesquisas em campo (in loco) e visitas técnicas aos órgãos governamentais como, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Universidade Federal de Roraima (UFRR) na aquisição de colher informações e dados sobre o tema do trabalho. Contudo, é relevante discutir no âmbito acadêmico as produções científicas que desenvolvem novos conceitos e, principalmente, que contextualizem os estudos nos estados da Amazônia Legal.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.