Analyse de l'évolution initiale du covid-19 et de la perception des résidents à Canindé – Ceará

Auteurs

  • Cristiano da Silva Rocha Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Fábio Perdigão Vasconcelos Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Delano Nogueira Amaral Universidade Estadual do Ceará – UECE
  • Maria Bonfim Casemiro Universidade Estadual do Ceará – UECE

DOI :

https://doi.org/10.35701/rcgs.v22n2.682

Mots-clés :

Coronavirus. Evolution de la pandémie. Canindé-CE.

Résumé

Actuellement, le monde traverse une pandémie sans précédent, au niveau de diffusion, qui a entraîné plusieurs crises, ce qui affecte négativement la vie quotidienne des populations et provoque des problèmes d’ordre sanitaire, sociale et économique. Il est important de comprendre que la propagation de cette maladie dans des municipalités situées en dehors de la Région Métropolitaine de Fortaleza peut favoriser l’apparition de nouvelles sources de contamination. Dans ce cadre, l'objectif principal de ce travail est celui d'analyser l'évolution initiale des cas confirmés du nouveau Coronavirus et la façon dont la population perçoit ce problème. Donc, on a effectué une recherche bibliographique à propos des concepts utilisés, cartographié les cas enregistrés au cours du mois d'avril et réalisé des questionnaires afin de comprendre la perception des résidents de la ville de Canindé à propos du Covid-19 et pour identifier les impacts sociaux découlant du virus sur la routine des résidents de Canindé. L'analyse a montré que l’évolution réelle des cas est différente de ce qui en perçoivent les résidents, lesquels ont fait preuve d’une conscience partielle de la pandémie et des problèmes qui en proviennent. Il est évident que l'augmentation du nombre de cas signifie une possible adhésion à de fausses idées liées aux réseaux sociaux, et la désobéissance aux mesures préventives.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Cristiano da Silva Rocha, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduação (2013) e Mestrado (2020) em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Integrante do Grupo de Pesquisa e Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira - LAGIZC (UECE). Tem experiência em Geociências com ênfase em Geografia ambiental, atuando principalmente nas temáticas: Vulnerabilidade socioambiental, análise de processos erosivos, percepção de problemas socioambientais e planejamento ambiental em municípios costeiros. Atualmente, é também professor de Geografia efetivo da Secretária de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Fábio Perdigão Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará- UFC (1979), com Especialização em Oceanografia pela Universidade de São Paulo USP (1984), Doutorado em Ciências da Terra com ênfase em Oceanografia Ambiental Costeira pelo Instituto de Ciências e Técnicas da Universidade de Nantes na França (1992) e Pós-Doutorado em Geografia na área de Gestão Integrada da Zona Costeira no Laboratório de Geografia, Litoral e Mar do Instituto de Geografia e Planejamento Regional da Universidade de Nantes na França (2003). Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará, atuando na Graduação em Geografia com a Disciplina de Oceanografia. Fundador e Professor Permanente do Mestrado e Doutorado em Geografia da UECE (Nota 4 CAPES) com as disciplinas de Gestão Integrada da Zona Costeira e Seminários de Tese. Atua nas Especializações em Planejamento e Gestão Ambiental, e Turismo e Meio Ambiente da UECE com as disciplinas de Dinâmica de Sistemas Litorâneos e Impactos Sócioambientais do Turismo Litorâneo. Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Turismo da UECE. Coordenador e Líder do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira (LAGIZC), certificado pela UECE e cadastrado no CNPq. Tem experiência profissional e publicações de livros, artigos científicos e trabalhos técnicos na área ambiental costeira com ênfase em gestão integrada, análise de impactos ambientais, perícia ambiental, oceanografia costeira, dinâmica costeira, poluição ambiental e impactos do turismo litorâneo. Atualmente é Presidente da Comissão Executiva de Concursos e Vestibulares da UECE - CEV.

Delano Nogueira Amaral, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Graduado em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará; Aluno de Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará; Aluno do Programa de Pós Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará; Foi Monitor da Disciplina de Climatologia na UECE; Foi Bolsista de Iniciação científica na UECE com foco em Gestão Ambiental, Gestão na Zona Costeira e Dinâmica Litorânea; É membro do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira.

Maria Bonfim Casemiro, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Doutoranda em Geografia - Programa de Pós-Graduação em Geografia - Mestre em Geografia (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - PROPGEO/UECE - com área de concentração em Análise Geoambiental e Ordenação do Território nas regiões semi-áridas e litorâneas. Especialista em Geografia: Educação ambiental (2018). Graduada em Geografia Licenciatura (2014) - UECE - . Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão Integrada da Zona Costeira/CNPQ e membro do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira - LAGIZC (PropGeo/UECE); Tem experiência em Geociências com ênfase em Geografia Ambiental atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de impactos ambientais em zonas costeiras; Gestão costeira integrada; Gestão Ambiental e Educação Ambiental.

Téléchargements

Publiée

2020-09-05

Comment citer

ROCHA, C. da S.; VASCONCELOS, F. P.; AMARAL, D. N. .; CASEMIRO, M. B. Analyse de l’évolution initiale du covid-19 et de la perception des résidents à Canindé – Ceará . Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 22, n. 2, p. 5–25, 2020. DOI: 10.35701/rcgs.v22n2.682. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/682. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Seção Especial: Reflexões científicas e sociopolíticas sobre a COVID-19

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice