GEODIVERSIDADE E A PRÁTICA DE CAMPOS (ROTEIROS ESCOLARES) NO LITORAL COMO SUBSÍDIOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA (FÍSICA)

Auteurs

  • Ana Alexandre Santos Rodrigues Universidade Federal do Ceará Instituto de Ciências do Mar/Labomar Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais
  • Francisco Asis Aquino Bezerra Filho Universidade Estadual do Ceará Programa de Pós-Graduação em Geografia
  • Jáder Onofre de Morais Universidade Estadual do Ceará Programa de Pós-Graduação em Geografia
  • Lidrana de Souza Pinheiro Universidade Federal do Ceará Instituto de Ciências do Mar/Labomar Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais

DOI :

https://doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.523

Mots-clés :

Educação, Geodiversidade, Planície Litorânea.

Résumé

As práticas de campo proporcionam aos discentes uma proximidade com o cotidiano. A metodologia proposta no estudo sugere uma divulgação simplificada do conhecimento cientifico da Planície Litorânea de Almofala, propondo rotas de acesso didáticas para práticas de campo que auxiliem os professores das escolas de Itarema. Para a complementação teórica foram considerados como base os inventários da Geodiversidade cientifica do litoral oeste do estado do Ceará, realizados no âmbito do projeto PRONEX. Isso foi feito por pesquisadores de várias Instituições de Ensino Superior do Ceará, e a literatura clássica local. Enquanto resultados discutidos, considerou-se que estes roteiros de práticas de campo podem ser estabelecidos e decididos em conjunto, entre professores e alunos. Tendo como base o mapa interpretativo dos roteiros, com intuito de realizar o reconhecimento e entendimento da dinâmica costeira.

Palavras-chave: Educação; Geodiversidade; Planície Litorânea.

 

ABSTRACT

Field practices provide students with a closeness to daily life. The methodology proposed in the study suggests a simplified dissemination of scientific knowledge of the Almofala Coastal Plain, proposing didactic access routes for field practices that help teachers of Itarema schools. For theoretical complementation, the inventories of the scientific geodiversity of the west coast of the state of Ceará, carried out under the PRONEX project were considered. It was done by researchers from various Higher Education Institutions in Ceará, and its local classical literature. As results discussed, it was considered that these field practice roadmaps can be jointly established and decided between teachers and students. Based on the interpretative map of the roadmaps, in order to recognize and understand the coastal dynamics.

Keywords: Education; Geodiversity; Coastal plain.

 

RESUMEN

Las prácticas de campo ofrecen a los estudiantes una cercanía a la vida diaria. La metodología propuesta en el estudio sugiere una divulgación simplificada del conocimiento científico sobre la llanura costera de Almofala, proponiendo rutas de acceso didáctico para prácticas de campo que ayudan a los docentes de las escuelas de Itarema. Para la complementación teórica fueron considerados como información base los inventarios de la geodiversidad científica de la costa oeste del estado de Ceará, realizados en el ámbito del proyecto PRONEX. Fue realizado por investigadores de varias instituciones de educación superior en Ceará, y la literatura clásica local. En cuanto a los resultados discutidos, se consideró que estas hojas de ruta de prácticas de campo pueden ser establecidas y escogidas conjuntamente entre docentes y estudiantes, con base en el mapa interpretativo de ruta, con el fin de reconocer y comprender la dinámica costera de esta región.

Palabras clave: Educación; Geodiversidad; Llanura costera.

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Publiée

2019-09-30

Comment citer

RODRIGUES, A. A. S.; BEZERRA FILHO, F. A. A.; MORAIS, J. O. de; PINHEIRO, L. de S. GEODIVERSIDADE E A PRÁTICA DE CAMPOS (ROTEIROS ESCOLARES) NO LITORAL COMO SUBSÍDIOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA (FÍSICA). Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 21, n. 2, p. 1006–1018, 2019. DOI: 10.35701/rcgs.v21n2.523. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/523. Acesso em: 22 nov. 2024.