MAPEAMENTO TAXONÔMICO DO RELEVO DO MUNICÍPIO DE UBAJARA ESTABELECENDO COMPARAÇÃO COM A PROPOSIÇÃO DO SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO (SBCR)

Auteurs

  • Nayane Barros Sousa Fernandes Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • José Falcão Sobrinho Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

DOI :

https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1077

Mots-clés :

Mapeamento Taxonômico, Relevo, Morfoescultura, Modelados

Résumé

O relevo constitui-se como elemento norteador da pesquisa, subsidiando o mapeamento taxonômico do relevo que é um instrumento técnico essencial para avaliar as vulnerabilidades naturais, bem como analisar as transformações nas dinâmicas resultantes da interferência humana. Ao cartografar as formas, é possível identificar as particularidades desse elemento natural, inclusive destacando o potencial dinâmico dos processos geomorfológicos. Sendo assim, o presente trabalho objetivou realizar um mapeamento taxonômico do relevo a partir de Modelos Digitais de Elevação estabelecendo uma comparação entre a classificação de Ross (1992) e do Sistema Brasileiro de Classificação do Relevo (SBCR). A pesquisa foi realizada no município de Ubajara – CE, que ocupa uma área de 423,848KM2. O estudo tem como base teórico-metodológica a Taxonomia do Relevo de Ross (1992), representada por três níveis na área, do maior para o menor seguindo a proposição do SBCR: Unidades Morfoesculturais, Unidades Morfoestruturais e Tipos de Modelados. O município de Ubajara mostrou bastante diverso do ponto de vista geomorfológico, permitindo a identificação de cinco mofoesculturas: Depressão Periférica da Ibiapaba, Escarpas, Planalto de Cimeira da Ibiapaba, Rebordos da Ibiapaba e Depressão Monoclinal da Ibiapaba.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Nayane Barros Sousa Fernandes, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Mestrado em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA.

José Falcão Sobrinho, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).  

Téléchargements

Publiée

2025-01-10

Comment citer

FERNANDES, N. B. S.; SOBRINHO, J. F. MAPEAMENTO TAXONÔMICO DO RELEVO DO MUNICÍPIO DE UBAJARA ESTABELECENDO COMPARAÇÃO COM A PROPOSIÇÃO DO SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO (SBCR). Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 27, n. 1, p. 1–42, 2025. DOI: 10.35701/rcgs.v27.1077. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1077. Acesso em: 18 janv. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos