A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO AUXILIARES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO SOLO
Palavras-chave:
ensino de solos, materiais didáticos, conservação do soloResumo
Aconteceu nos dias 15 e 16 de Abril, no Curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no campus do Centro de Ciências Humanas-CCH, o Dia Nacional da Conservação do Solo. Foi organizado pelos membros do Laboratório de Pedologia e Processos Erosivos em Estudos Geográficos – LAPPEGEO, fazendo parte da programação do Programa de Extensão Educação em Solos: conhecer, instrumentalizar e propagar. A iniciativa é reforçar a importância do ensino do solo, numa visão pedagógica para o trabalho de extensão do uso e conservação do solo. As atividades desenvolvidas foram relato de experiências, oficinas e exposição do projeto “A Produção de Materiais de Apoio didático ao Ensino de Solo”, desenvolvido no LAPPEGEO, desde 2009, como forma de enriquecer o ambiente de ensino e aprendizagem. O material é resultado de uma proposta que vem se configurando no cenário do ensino no Brasil, que é o ensino por meio de recursos lúdicos como jogos, desenhos, revistas em quadrinho, entre outros. Na análise dos resultados, foi percebido que os materiais e os experimentos ajudaram a criar um clima de entusiasmo sobre os conteúdos abordados, de forma motivadora. Conclui-se, que as atividades propostas foram ferramentas metodológicas importantes que auxiliaram na aquisição dos conhecimentos científicos de forma eficaz e significativa.
Palavras-chave: Ensino de solos. Materiais didáticos. Conservação do solo.
THE USE OF EDUCATIONAL RESOURCES AS AUXILIARY IN LEARNING PROCESS OF SOIL
Abstract
Took place on 15 and 16 April, in the Course of Geography of Universidade Estadual Vale do Acaraú, on Campus of Centro de Ciências Humanas- CCH, the National Day of Soil Conservation was organized by members of the Laboratory of Pedology and Erosive Processes inGeographical Studies - LAPPEGEO, part programming program Extension Soil Education: knowledge, implement and propagate. The initiative is to reinforce the importance of education in soil pedagogical approach to extension work use and soil conservation. The activities were reported experiments, workshops, and exhibition project "Production of materials to support teaching Teaching Soil", developed in LAPPEGEO since 2009 as a way to enrich the teaching and learning environment. The material is the result of a proposal that has been configured in the scenario of education in Brazil, which is teaching through play resources like games, cartoons , comic books and more. In the analysis of the results was noticed that the materials and experiments helped to create a climate of enthusiasm about the content covered so motivating. It is concluded that the proposed activities were important methodological tools that assisted in the acquisition of scientific knowledge in an effective and meaningful.
Keywords: Teaching Soil. Teaching materials. Soil conservation.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.