AS REFLEXÕES SOBRE GÊNERO NO ÂMBITO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DO CEARÁ
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.1015Mots-clés :
Mulheres, Participação, Representatividade, SustentabilidadeRésumé
A compreensão dos desafios da igualdade de gênero na gestão dos recursos hídricos tem sido alvo de estudos que consideram levantamentos quantitativos acerca da representação feminina em diferentes colegiados deliberativos. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar a representatividade feminina no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH) e nos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH) do estado do Ceará, além de produzir uma síntese reflexiva acerca de documentos orientadores e de planejamento relativos à gestão hídrica. Foi observado que em todos há predominância da representatividade masculina tanto no CONERH como nos CBH, onde a média feminina, considerando todas as bacias hidrográficas, não ultrapassa os 30%. Quanto aos planos e documentos norteadores avaliados, dez, dos doze CBH, não apresentaram planejamentos específicos para a discussão e realização de atividades para a promoção da equidade das relações de água e gênero em processos de decisão. O presente trabalho contribuiu para um levantamento qualitativo e quantitativo, que pode subsidiar o planejamento de tais ações para a equiparação da participação feminina na gestão dos recursos hídricos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Patrícia Vasconcelos Frota, Mayara Carantino Costa, Antônia Gleicikele Alves, Letícia Lacerda Freire 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.