PAISAGEM: UMA ABORDAGEM NA CONCEPÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA ESCOLA EUNICE PENHA EM MAZAGÃO VELHO - AP

Autores

  • Luiz Edevaldo Miranda Melo Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • José Mauro Palhares Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.990

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Paisagem, Séries iniciais

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão da importância do conceito de paisagem no Ensino de Geografia, em turmas do sexto ano do Ensino Fundamental II, tendo como base a realização de entrevistas. A referida reflexão utilizou-se, como metodologia, de uma pesquisa bibliográfica, bem como a pesquisa de campo, com o procedimento metodológico de entrevista. No decorrer da pesquisa, buscou-se uma reflexão do conceito de paisagem e sua abordagem em diversos contextos históricos. Os resultados foram satisfatórios e demonstraram a importância do estudo da paisagem, para a compreensão da realidade e o despertar de uma visão crítica sobre o espaço geográfico socioespacial dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Edevaldo Miranda Melo, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). 

José Mauro Palhares, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do curso de Geografia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Campus Oiapoque.

Downloads

Publicado

2024-05-26

Como Citar

MELO, L. E. M.; PALHARES, J. M. PAISAGEM: UMA ABORDAGEM NA CONCEPÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA ESCOLA EUNICE PENHA EM MAZAGÃO VELHO - AP. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 2, p. 34–58, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.990. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/990. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos