A PERSPECTIVA DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO NO AMBIENTE ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UFMS/CPAQ

Autores

  • Renata Barrocas Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul (SED/MS)
  • Eva Teixeira dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.874

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Universidade, Ensino de Geografia, Escola, Supervisor de Estágio

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de pós-doutorado voluntário cujo objetivo geral foi investigar a perspectiva de um grupo de professores da educação básica que supervisionam o estágio quanto suas expectativas sobre as ações extensionistas promovidas pela graduação em licenciatura de Geografia da UFMS do campus de Aquidauana. Como objetivos específicos destacam-se duas proposições: investigar os assuntos que consideram relevantes e que sejam direcionados ao ensino de geografia e, a partir deste processo, apresentá-las na universidade propondo sua efetivação como extensão. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola do município de Aquidauana, MS e o método desenvolvido para investigar os quatro supervisores de estágio foi o do grupo focal. Nas transcrições das gravações é unânime a expectativa em relação à contribuição da universidade e a expectativa de ações extensionistas direcionadas sobretudo à Biogeografia, Hidrografia, Geomorfologia e Geopolítica e sua relação com o ensino na educação básica. Como forma de complementar a análise para este material, faz-se oportuno destacar outros resultados obtidos como os que sugerem melhorias em relação ao diálogo com os supervisores da universidade quanto ao acesso a relatórios finais e retornos durante as etapas concluídas pelos alunos. Além disso, cabe ressaltar como os supervisores na escola se sentem na condição de coparticipantes no processo que destacam que exercem atividades que consideram pedagógicas e não meramente burocráticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Barrocas, Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul (SED/MS)

Professora da Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul (SED/MS).

Eva Teixeira dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Docente dos cursos de Graduação e Mestrado em Geografia do Campus de Aquidauana/CPAQ, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

BARROCAS, R.; SANTOS, E. T. dos. A PERSPECTIVA DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO NO AMBIENTE ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UFMS/CPAQ. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 24, n. 3, p. 532–550, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v24.874. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/874. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos