O COTIDIANO NOS BOLETINS GOIANO E GAÚCHO DE GEOGRAFIA: UMA INVESTIGAÇÃO DA EMERGÊNCIA E AVANÇO DA DISCUSSÃO NA DÉCADA DE 1990

  • Mikael Rodrigues de Araujo Universidade de São Paulo - USP https://orcid.org/
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Cotidiano, Multiplicidade teórico-metodológica, Palavra, Conceito geográfico

Resumo

O estudo que ocasionou este artigo objetivou entender a emergência e a multiplicidade teórico-metodológica com a qual o cotidiano é trabalhado durante da década de 1990 na produção bibliográfica do ensino de geografia no Brasil. Para tanto, utilizou-se como base de análise os artigos publicados nos Boletins Goiano e Gaúcho de Geografia, uma vez que as universidades onde tais revistas são organizadas se tornam, nas últimas duas décadas, dois dos principais centros de discussão do ensino de geografia no Brasil. Com isso, elucidamos em tais produções acadêmicas a presença de efervescentes debates sobre o cotidiano, os quais se potencializaram na medida em que a geografia brasileira buscava analisar a espacialidade da vida cotidiana, especialmente vinculada ao espaço urbano. Nesse sentido, identificada e conceituada a multiplicidade teórico-metodológico do cotidiano no ensino de geografia, construímos uma estrutura (da palavra ao conceito geográfico) que pretende dar movimento teórico e prática à (res)significação do conceito de cotidiano na geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikael Rodrigues de Araujo, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Geografia Humana pela mesma instituição e graduado em Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Trabalhando nas linhas de pesquisa teoria e método em geografia e ensino de geografia voltadas para pesquisas a respeito do cotidiano, cotidianidade e vida cotidiana do ponto de vista geográfico em diferentes níveis de ensino-pesquisa-aprendizagem.

Publicado
2021-09-06
Como Citar
RODRIGUES DE ARAUJO, M. O COTIDIANO NOS BOLETINS GOIANO E GAÚCHO DE GEOGRAFIA: UMA INVESTIGAÇÃO DA EMERGÊNCIA E AVANÇO DA DISCUSSÃO NA DÉCADA DE 1990. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 23, p. 260-278, 6 set. 2021.
Seção
Artigos