PENSAMENTO ECOLÓGICO INDÍGENA: APROXIMAÇÕES ENTRE A ARTE INDÍGENA E O BEM VIVER
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1081Palavras-chave:
Bem Viver, Arte Visual Indígena, Pensamento EcológicoResumo
A arte indígena e o Bem Viver são temas que estão no rol de constantes debates acadêmicos, especialmente na área das ciências humanas e sociais. Este artigo tem como objetivo estabelecer uma conexão entre esses dois campos do conhecimento para compreender o pensamento ecológico indígena. A pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, revela que o Bem Viver é uma filosofia que promove o bem comum e está intrinsecamente ligado à produção artística indígena. Para exemplificar essa relação, são destacados os artistas Daiara Tukano e Denilson Baniwa, cujas obras e discursos, expostos em grandes cidades brasileiras, evidenciam como a arte pode transformar a percepção individual e coletiva, contribuindo para enfrentar a crise ambiental. O artigo argumenta que a resiliência dos povos indígenas, manifestada por meio de suas artes, pode ser um modelo a ser acolhido pela sociedade em geral, desafiando práticas capitalistas e promovendo características fundamentais do Bem Viver.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fredson Antônio Souza da Silva, Laila Cíntia Mota Belforte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.