DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO DE PEQUENAS CIDADES NO SEMIÁRIDO: O CASO DE ÁGUA NOVA – RN

Autores

  • Sávio Felipe Pereira Barbosa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Maria Losângela Martins de Sousa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1079

Palavras-chave:

Desenvolvimento socioespacial, Planejamento urbano, Semiárido

Resumo

A necessidade de planejar o espaço urbano surge no instante em que a mobilidade, infraestrutura, desemprego, segregação espacial, dentre outras problemáticas socioespaciais, tornam-se mais evidentes e passam a interferir no modo de vida da população. Uma ferramenta base e de grande valia para o planejamento das ações de desenvolvimento das cidades é o plano diretor, instrumento de ordenamento e gestão urbana. O estado do Rio Grande do Norte, localizado no semiárido brasileiro é composto por 167 municípios, destes, apenas 28 possuem população superior a 20 mil habitantes, marcados pela ausência, em sua maioria, de instrumentos que venham a promover e contribuir para o desenvolvimento e o ordenamento territorial. Água Nova, município do interior do estado do Rio Grande do Norte, possui uma população estimada em 3.252 habitantes (IBGE, 2020), o que o atribui à classificação de município de pequeno porte. Além de uma população pequena, Água Nova apresenta forte presença da paisagem natural, características do meio rural, e ausência de grandes centros comerciais e industriais. Neste sentido, este trabalho objetivou analisar o planejamento urbano nas cidades de pequeno porte com foco na cidade de Água Nova. O processo metodológico consistiu de um estudo bibliográfico, bem como do levantamento de dados do objeto em questão, a partir de trabalhos de campo e coleta de dados em fontes secundárias, por meio de órgãos e instituições públicas. Como resultado constatou-se uma política de planejamento urbano ainda em processo de construção e um traçado urbano deficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sávio Felipe Pereira Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestrando do Mestrado Acadêmico em Planejamento e dinâmicas Territoriais do Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Maria Losângela Martins de Sousa , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora Adjunta do Mestrado Acadêmico em Planejamento e dinâmicas Territoriais do Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

2025-11-26

Como Citar

BARBOSA, S. F. P.; SOUSA , M. L. M. de. DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO DE PEQUENAS CIDADES NO SEMIÁRIDO: O CASO DE ÁGUA NOVA – RN. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 27, n. 3, p. 100–117, 2025. DOI: 10.35701/rcgs.v27.1079. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1079. Acesso em: 3 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.