DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO DE PEQUENAS CIDADES NO SEMIÁRIDO: O CASO DE ÁGUA NOVA – RN
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1079Palavras-chave:
Desenvolvimento socioespacial, Planejamento urbano, SemiáridoResumo
A necessidade de planejar o espaço urbano surge no instante em que a mobilidade, infraestrutura, desemprego, segregação espacial, dentre outras problemáticas socioespaciais, tornam-se mais evidentes e passam a interferir no modo de vida da população. Uma ferramenta base e de grande valia para o planejamento das ações de desenvolvimento das cidades é o plano diretor, instrumento de ordenamento e gestão urbana. O estado do Rio Grande do Norte, localizado no semiárido brasileiro é composto por 167 municípios, destes, apenas 28 possuem população superior a 20 mil habitantes, marcados pela ausência, em sua maioria, de instrumentos que venham a promover e contribuir para o desenvolvimento e o ordenamento territorial. Água Nova, município do interior do estado do Rio Grande do Norte, possui uma população estimada em 3.252 habitantes (IBGE, 2020), o que o atribui à classificação de município de pequeno porte. Além de uma população pequena, Água Nova apresenta forte presença da paisagem natural, características do meio rural, e ausência de grandes centros comerciais e industriais. Neste sentido, este trabalho objetivou analisar o planejamento urbano nas cidades de pequeno porte com foco na cidade de Água Nova. O processo metodológico consistiu de um estudo bibliográfico, bem como do levantamento de dados do objeto em questão, a partir de trabalhos de campo e coleta de dados em fontes secundárias, por meio de órgãos e instituições públicas. Como resultado constatou-se uma política de planejamento urbano ainda em processo de construção e um traçado urbano deficiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sávio Felipe Pereira Barbosa, Maria Losângela Martins de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.
104