BACIA HIDROGRÁFICA COMO UNIDADE DE PLANEJAMENTO E GESTÃO: DO DEBATE CONCEITUAL À REALIDADE BRASILEIRA NAS LEIS AMBIENTAIS

Autores

  • Sérgio Domiciano Gomes de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Anny Catarina Nobre de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Maria Losângela Martins de Sousa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.889

Palavras-chave:

Bacia hidrográfica, Planejamento Territorial, Gerenciamento, Recurso hídrico

Resumo

A bacia hidrográfica é uma unidade territorial natural delimitada pelo relevo, configurando a rede de drenagem e sendo a principal fonte de recursos hídricos na Terra. Dada essa importância, o trabalho objetiva examinar como a bacia hidrográfica é colocada em relação ao planejamento e/ou gestão na literatura e nas leis ambientais do Brasil. Para tanto, realizou-se os seguintes procedimentos metodológicos: I. revisão integrativa da literatura na plataforma Gale primary sources com os descritores: “Bacia hidrográfica” AND unidade de planejamento; “Bacia hidrográfica” AND unidade de gestão, para o período de 2012 a 2022; revisão narrativa nos 28 trabalhos analisados; e II. coleta e consulta das principais leis ambientais do Brasil, cujos resultados estão apresentados e discutidos nas seções 1 e 2. Assim, vê-se que há uma disposição da literatura em estender a importância e contribuição da bacia hidrográfica para o planejamento e gestão dos recursos hídricos que ela produz, no sentido de integrar estes aos demais componentes da natureza de que fazem parte e possui relação sistêmica e dinâmica, para fins de gestão ambiental. Por outro lado, no campo das leis ambientais verifica-se que somente na Política Nacional de Recursos Hídricos, a bacia hidrográfica é adotada oficialmente como unidade de gestão dos recursos hídricos, entretanto do ponto de vista da gestão do território enfrenta-se desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Domiciano Gomes de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Licenciado em Geografia e Mestrando em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Anny Catarina Nobre de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Licenciada em Geografia e Mestranda em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

Maria Losângela Martins de Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

SOUZA, S. D. G. de; SOUZA, A. C. N. de; SOUSA, M. L. M. de. BACIA HIDROGRÁFICA COMO UNIDADE DE PLANEJAMENTO E GESTÃO: DO DEBATE CONCEITUAL À REALIDADE BRASILEIRA NAS LEIS AMBIENTAIS . Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 24, n. 3, p. 551–566, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v24.889. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/889. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos