A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GEOGRAFIA: ANÁLISE TEXTUAL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA CEARENSE ENTRE 2011 E 2023
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1040Palavras-chave:
IraMuTeQ, Análise Estatística Textual, CearáResumo
A busca pela compreensão do papel desempenhado pela educação ambiental nos estudos publicados em periódicos cearenses de Geografia estimulou a realização desse artigo. A educação ambiental possuiu duas orientações distintas maioritariamente difundidas, sendo essas a tradicional e a crítica. Desse modo, foi buscado elucidar a tendência replicada no estado do Ceará entre 2011 e 2023, através da análise textual aplicada em resumos de artigos publicados em língua portuguesa, com acesso livre e que contivessem o termo “educação ambiental” como palavra-chave, no software IraMuTeQ, com base no emprego das técnicas de Análise Estatística Textual, Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e Análise de Similitude. Para tanto, foram combinadas abordagens de pesquisa qualitativa e quantitativa, tendo enquanto procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, seleção bibliográfica, codificação dos dados, processamento da análise e geração das representações gráficas. A aplicação das três técnicas resultou na elaboração de gráficos e dendrogramas capazes de indicar uma maior inclinação à tendência da educação ambiental tradicional, o que nos impele à concepção de novos horizontes correlacionados à leitura geográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vitória Alves Lima, Mateus Almeida Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.