O GATO COMEU A GEOGRAFIA FÍSICA? UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DAS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.1023Palavras-chave:
Temas físico-naturais, Ensino de Geografia, Novo Ensino Médio, Pensamento espacialResumo
A Geografia Física surge sob a influência de naturalistas europeus como Kant e Humboldt, recebendo contribuições de Ritter se efetivando com Vidal de La Blache. O ensino das temáticas físico-naturais na educação básica vem perdendo espaço, principalmente nos livros didáticos, e com a aprovação do Novo Ensino Médio esses conteúdos foram deixados em segundo plano. O presente trabalho tem como objetivo analisar como estão sendo abordadas as temáticas físico-naturais no ensino de Geografia do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: revisão bibliográfica, análise de livros didáticos do Ensino Médio, observações in situ não ambiente escolar e por último fizemos uma análise nas últimas edições do ENEM. Como resultados foi possível perceber que com o Novo Ensino Médio, os conteúdos físico-naturais foram deixados de lado, além disso não foram encontrados nos livros didáticos analisados. Já no ENEM, percebe-se que ainda aparece com frequência questões que abordam os conteúdos da Geografia Física. O estudo das temáticas físico-naturais deve ser considerado relevante e o conhecimento desses temas contribui para a formação do aluno como cidadão, hábil leitor do mundo com um pleno desenvolvimento do pensamento espacial.
Palavras-Chave: Temas físico-naturais. Ensino de Geografia. Novo Ensino Médio. Pensamento espacial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francisco Hermínio Ramalho de Araújo, Marcelo Alves de Souza, Marco Túlio Mendonça Diniz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.