O GATO COMEU A GEOGRAFIA FÍSICA? UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DAS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Francisco Hermínio Ramalho de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Marcelo Alves de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Marco Túlio Mendonça Diniz Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.1023

Palavras-chave:

Temas físico-naturais, Ensino de Geografia, Novo Ensino Médio, Pensamento espacial

Resumo

A Geografia Física surge sob a influência de naturalistas europeus como Kant e Humboldt, recebendo contribuições de Ritter se efetivando com Vidal de La Blache. O ensino das temáticas físico-naturais na educação básica vem perdendo espaço, principalmente nos livros didáticos, e com a aprovação do Novo Ensino Médio esses conteúdos foram deixados em segundo plano. O presente trabalho tem como objetivo analisar como estão sendo abordadas as temáticas físico-naturais no ensino de Geografia do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: revisão bibliográfica, análise de livros didáticos do Ensino Médio, observações in situ não ambiente escolar e por último fizemos uma análise nas últimas edições do ENEM. Como resultados foi possível perceber que com o Novo Ensino Médio, os conteúdos físico-naturais foram deixados de lado, além disso não foram encontrados nos livros didáticos analisados. Já no ENEM, percebe-se que ainda aparece com frequência questões que abordam os conteúdos da Geografia Física. O estudo das temáticas físico-naturais deve ser considerado relevante e o conhecimento desses temas contribui para a formação do aluno como cidadão, hábil leitor do mundo com um pleno desenvolvimento do pensamento espacial.

Palavras-Chave: Temas físico-naturais. Ensino de Geografia. Novo Ensino Médio. Pensamento espacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Hermínio Ramalho de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRN. Bolsista do programa Bolsas Funbio - Conservando o futuro do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. Sou mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduação em Geografia licenciatura plena e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus de Caicó. Sou Professor da Escola Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres e do Colégio Imaculada Conceição, escolas localizadas em São Rafel-RN. Tenho experiência na área de Ensino de Geografia com trabalhos apresentados em eventos de níveis regionais e nacionais. Atualmente faço parte do grupo de pesquisa do LAGGEF//UFRN, atuando principalmente nos seguintes temas: Patrimônio Geomorfológico e Ensino de temáticas físico-naturais.

Marcelo Alves de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Licenciando Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Integrante do grupo de pesquisa do Laboratório de Geoprocessamento e Geografia Física (LAGGEF).

Marco Túlio Mendonça Diniz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2005), Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Geografia pela mesma universidade. Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (2018). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, editor chefe da Revista de Geociências do Nordeste e pesquisador dos Grupo de Pesquisa: Geoprocessamento e Geografia Física - LAGGEF/UFRN (líder); Gestão Integrada da Zona Costeira - LAGIZC, CNPq/UECE; GEOPLAN - Geoecologia e Planejamento Territorial - CNPq/UFS; MADES - MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÃVEL - CNPq/IFPI; e GENAT - Grupo de Pesquisa em Gerenciamento dos Riscos e Desastres Naturais, CNPq/UFRN. Foi premiado Pesquisador Destaque da UFRN - Edição 2020 na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Membro do Comitê interno do PIBIC/CNPq/UFRN e do Comitê Externo do PIBIC/CNPq da UFPI e da UDESC. Parecerista Externo do Sistema de Bolsas da UECE. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Costeira, Paisagem Integrada e Geodiversidade.

Downloads

Publicado

2024-08-09

Como Citar

ARAÚJO, F. H. R. de; SOUZA, M. A. de; DINIZ, M. T. M. O GATO COMEU A GEOGRAFIA FÍSICA? UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DAS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 2, p. 240–260, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.1023. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1023. Acesso em: 1 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos