PRODUÇÃO DE (IN)JUSTIÇAS ESPACIAIS A PARTIR DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO PRIVADA NA AVENIDA AUGUSTO MONTENEGRO, BELÉM, PARÁ, BRASIL

Autores

  • Ruth Helem Veiga Cardoso Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Willame de Oliveira Ribeiro Universidade do Estado do Pará (UEPA)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.1017

Palavras-chave:

Produção do espaço, (In)justiça espacial, Serviços de educação privada, Avenida Augusto Montenegro, Belém

Resumo

O processo de metropolização de Belém, ocorrido a partir dos anos 1960, acarretou mudanças na configuração do cenário urbano local, sobretudo a partir do crescimento de novos eixos de expansão no espaço metropolitano, assim como foi o caso da Avenida Augusto Montenegro. As instituições privadas de ensino básico, objeto de estudo deste artigo, são formas comerciais que participam marcadamente da dinâmica socioeconômica desse espaço. Nessa conjuntura, o objetivo geral desta pesquisa está direcionado a compreender as ligações entre as lógicas de disposição das escolas privadas, a produção desigual do espaço urbano e as implicações na esfera da justiça espacial, no contexto da Avenida Augusto Montenegro, mais especificamente, no bairro Parque Verde. A partir das pesquisas bibliográficas e visitas de campo, foram obtidos resultados que demonstram que a ampliação das escolas privadas nesse subcentro de Belém está pautada em lógicas de localização e funcionamento atreladas ao espaço que ocupam, seja na avenida principal, seja em seus entornos, recortes os quais espelham tais lógicas nas desigualdades produzidas e (re)produzidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruth Helem Veiga Cardoso, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Geógrafa, Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade do Estado do Pará.

Willame de Oliveira Ribeiro, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutor em Geografia, Professor Adjunto do Curso de Licenciatura Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Líder do Grupo de Pesquisa Geografia do Pará Urbano - GeoPUrb.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

CARDOSO, R. H. V.; RIBEIRO, W. de O. PRODUÇÃO DE (IN)JUSTIÇAS ESPACIAIS A PARTIR DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO PRIVADA NA AVENIDA AUGUSTO MONTENEGRO, BELÉM, PARÁ, BRASIL. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 3, p. 311–338, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.1017. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1017. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)