GRANDES ATACAREJOS E IMPLICAÇÕES NA ESTRUTURAÇÃO DA CIDADE MÉDIA DE CASTANHAL-PA
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.864Palavras-chave:
Estruturação da cidade, Comércio e serviços, Atacarejos, CastanhalResumo
Castanhal é uma das principais cidades do Estado do Pará, dispondo de um dinâmico setor de comércio e serviços, que, nos últimos anos, ganhou mais complexidade com a chegada de grandes redes de atacarejo. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar as implicações para a estruturação da cidade de Castanhal advindas da instalação dos atacarejos integrantes de grandes redes nacionais e internacionais. O alcance desse objetivo foi perseguido a partir de uma abordagem qualitativa e da realização de levantamentos bibliográficos, documentais e trabalhos de campo. Os resultados obtidos demonstraram que a instalação e o funcionamento das lojas em formato de atacarejo e pertencentes a grandes redes nacionais e internacionais (Mix Atacarejo, Assaí Atacadista e Atacadão) não indicam processo de reestruturação da cidade, mas sim o aprofundamento do processo de estruturação de Castanhal enquanto cidade média, com a aceleração da expansão dos serviços em áreas externas ao centro e com a constituição de melhor infraestrutura nestes espaços.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Érica Cristina Santos Souza, Willame de Oliveira Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.