ESTIMATIVA TEMPORAL E ESPACIAL DO DESEMPENHO DOS MODELOS DE REGRESSÃO CALIBRADOS PARA OS FLUXOS DE CARBONO EM ÁREA DE FLORESTA TROPICAL SAZONALMENTE SECA DE CAATINGA
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.975Palavras-chave:
Caatinga, Sensoriamento Remoto, Sazonalidade, Mudanças ClimáticasResumo
Os ecossistemas terrestres desempenham um papel fundamental no ciclo global do carbono, mitigando os efeitos do aquecimento global. Estudos da troca de energia nos ecossistemas fornecem informações importantes para a compreensão dos fluxos de CO2 nos sistemas ambientais. Este estudo tem por objetivo estimar a Produção Primária Bruta, a Produtividade Primária Líquida e a Respiração do Ecossistema no Bioma Caatinga frente às mudanças climáticas. Foram obtidas medições e foi realizada a caracterização climática do período de 2015 a 2019 a fim de verificar se os fluxos de carbono acompanharam a sazonalidade climática da região. Os resultados apontaram que os valores médios dos fluxos foram condizentes com os padrões climáticos. Foi avaliado a variação dos fluxos de carbono diário associados as variáveis ambientais, assim também o uso e cobertura do solo para todo o domínio da Caatinga. Foram utilizados modelos a partir das faixas espectrais observadas em campo e verificadas as estimativas para diferentes ecorregiões da Caatinga. Observou-se que as áreas de altitudes (Complexo Ibiapaba-Araripe e a Chapada Diamantina) obtiveram valores mais altos de GPP, Reco e NEE, e a Depressão Sertaneja Meridional obteve valores baixos entre os anos de 2015 e 2019.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Joélia, Josiclêda, Rodrigo, Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.