MORFODINÂMICA E SUSCETIBILIDADE À EROSÃO HÍDRICA NO MUNICÍPIO DE CACIMBA DE DENTRO, SEMIÁRIDO PARAIBANO
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.936Palavras-chave:
Erosão, Suscetibilidade, Cacimba de Dentro, SemiáridoResumo
O presente trabalho busca identificar a suscetibilidade a erosão hídrica no semiárido paraibano, mais especificamente no município de Cacimba de Dentro, analisando os fatores condicionantes naturais como relevo, solo, vegetação, clima e geologia, e a possibilidade de erosão acelerada a partir das atividades antrópicas estabelecidas no meio. O trabalho foi desenvolvido em três etapas: a revisão bibliográfica, produção cartográfica e trabalho de campo, através do qual foi feita uma leitura da dinâmica paisagística. Por fim, foi feita a tabulação e compreensão dos diferentes pontos analisados. Para o mapeamento de suscetibilidade, foi utilizada a técnica de álgebra de mapas. Assim, foram analisados doze pontos iniciais da área, em alguns foram encontrados processos erosivos como ravinas e voçorocas em diferentes estágios de desenvolvimento. Após a análise integrada dos elementos que condicionam a erosão, foi aferido que os fatores naturais exercem grande influência na formação de processos erosivos. Nos locais onde não foram encontradas feições erosivas, a interferência humana no meio, a partir da retirada da vegetação e cortes no relevo, podem contribuir para romper o equilíbrio dinâmico da paisagem e ocasionar a erosão no meio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Célia Fidelis dos Santos, Saulo Roberto de Oliveira Vital, Caio Lima dos Santos, Hellen Niedja Ferreira dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.