ANTROPOCENO: “NOVO” PARADIGMA DA CIÊNCIA?
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.915Palavras-chave:
Evolução da Paisagem, Escala de tempo curto e longo, Reflexões CientíficasResumo
A Ciência busca traçar caminhos para o entendimento de um novo momento dos processos de transformação do Planeta Terra. Um momento bem diferenciado dos mecanismos evolutivos que ocorreram e ocorrem em escalas de tempo longo onde a principal chave de interpretação voltava-se para busca de entendimento de eventos geológico-geomorfológicos e ambientais naturais, sem participação das atividades imediatistas implementadas pela ação dos seres humanos. Neste artigo, procurou-se, portanto, trazer para debate tais questionamentos, partindo-se de contribuições existentes dentro da Geografia e ciências afins e que venham balizar a aplicação de uma abordagem teórico-metodológica que analise e avalie este novo momento no qual a humanidade se apresenta como agente na modelagem de processos evolutivos terrestre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Telma Mendes da Silva, Carolina Campos Eduardo Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.