ANTROPOCENO: “NOVO” PARADIGMA DA CIÊNCIA?

Autores/as

  • Telma Mendes da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Carolina Campos Eduardo Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.915

Palabras clave:

Evolução da Paisagem, Escala de tempo curto e longo, Reflexões Científicas

Resumen

A Ciência busca traçar caminhos para o entendimento de um novo momento dos processos de transformação do Planeta Terra. Um momento bem diferenciado dos mecanismos evolutivos que ocorreram e ocorrem em escalas de tempo longo onde a principal chave de interpretação voltava-se para busca de entendimento de eventos geológico-geomorfológicos e ambientais naturais, sem participação das atividades imediatistas implementadas pela ação dos seres humanos. Neste artigo, procurou-se, portanto, trazer para debate tais questionamentos, partindo-se de contribuições existentes dentro da Geografia e ciências afins e que venham balizar a aplicação de uma abordagem teórico-metodológica que analise e avalie este novo momento no qual a humanidade se apresenta como agente na modelagem de processos evolutivos terrestre.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Telma Mendes da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Carolina Campos Eduardo Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em Geografia, na área de concentração Espaço e Ambiente, linha de pesquisa dinâmicas sócioambientais, pelo Programa de Pós Graduação de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Licenciada e Bacharel em Geografia pela UFJF. Integra o grupo de pesquisas NEQUAT (Núcleo de Estudos do Quaternário e Tecnógeno) e o grupo Terra (Temáticas Especiais Relacionadas ao Relevo e à Água ).Trabalha com cartografia geomorfológica regional e de detalhe, relevo tecnogênico, paisagem, planejamento ambiental e territorial e Sistema de Informações Geográficas. Tem experiência em mapeamentos temáticos para planos diretores participativos. Incorporou a equipe de trabalho da Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Juiz de Fora, sublocada na Subsecretaria de Planejamento do Território, no setor de geoprocessamento, além de participação em conselhos municipais.

Publicado

2023-07-12

Cómo citar

SILVA, T. M. da; OLIVEIRA, C. C. E. ANTROPOCENO: “NOVO” PARADIGMA DA CIÊNCIA? . Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 24, n. 3, p. 585–606, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v24.915. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/915. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos