A MULHER NEGRA E O TRABALHO DOMÉSTICO NAS PERSPECTIVAS DE LÉLIA GONZALEZ E BEATRIZ NASCIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.899Palavras-chave:
Mulheres Negras, Trabalho Doméstico Remunerado, Lélia Gonzalez, Beatriz NascimentoResumo
Neste trabalho, parte de uma pesquisa de doutorado em Geografia em andamento, propomos uma reflexão do pensamento da antropóloga Lélia Gonzalez (1935-1994) e da historiadora Beatriz Nascimento (1942-1995), acerca das posições e condições de mulheres negras no mercado de trabalho, com especial atenção às suas contribuições sobre o trabalho doméstico remunerado. Para tanto, realizamos o levantamento dos textos destas autoras que tratam de temas como mercado de trabalho, exploração econômica-sexual de mulheres negras, representações, entre outros; e abordamos as principais contribuições destas para a compreensão da condição histórica de exploração e desamparo vivenciada, também, no mercado de trabalho. Buscamos ainda relacionar o pensamento destas com outras autoras também comprometidas a interpretar e denunciar os diferentes mecanismos de subordinação da população negra no Brasil, com especial relevo à condição de mulheres negras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Paula Melo da Silva, Alex Ratts
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.