A METROPOLIZAÇÃO DE MANAUS: A EXPANSÃO DOS LOTEAMENTOS FECHADOS NA AMAZÔNIA METROPOLITANA
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v21n3.651Palavras-chave:
metropolização regional; loteamento fechado; Amazônia metropolitana; utopia experimental; ManausResumo
O objetivo é pensar Manaus como uma metrópole, onde opera o processo de metropolização regional, tendo como um dos seus indicativos as formas imobiliárias metropolitanas, especialmente os loteamentos fechados, ao mesmo tempo em que se abrem os horizontes de utopias experimentais. Situa-se Manaus como uma das regiões metropolitanas estruturais do território brasileiro, compreendendo o processo de expansão dos loteamentos fechados na região metropolitana, com enfoque na produção do Alphaville na centralidade de Ponta Negra. Por fim, apresentam-se duas situações espaciais, uma forma urbana e uma forma arquitetônica, que permitem tecer alguns comentários sobre utopias experimentais na relação entre metrópole e floresta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.