TERRITÓRIOS TURÍSTICOS REVISITADOS: INTERSECÇÕES ENTRE URBANIZAÇÃO LITORÂNEA, FINANCEIRIZAÇÃO E ASPECTOS AMBIENTAIS NO CASO DO HARD ROCK HOTEL, PRAIA DE LAGOINHA, PARAIPABA/CE
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1093Palavras-chave:
Territórios turísticos, Urbanização litorânea, Impactos socioambientais, Hard Rock Hotel FortalezaResumo
Analisar o processo de urbanização litorânea envolve a abordagem de múltiplos processos de territorialização e seus impactos socioambientais. No caso do nordeste brasileiro, e mais especificamente da costa cearense, verifica-se que as políticas de turismo e respectivos investimentos em infraestrutura ampliam o ímpeto dos investidores por territorializar o litoral por meio de complexos imobiliários-turísticos, dinâmica comumente em desacordo com leis e critérios de proteção socioambiental. A pesquisa investiga a atuação do mercado turístico imobiliário na territorialização do litoral do município de Paraipaba/CE, caso do Hard Rock Hotel Fortaleza. Para tanto, recorre a bibliografia sobre o tema, dados secundários de dinâmicas turísticas e imobiliárias, além de visitas de campo realizadas entre 2015 e 2024 com intuito de compreender os processos e dinâmicas referentes a esse empreendimento. Compreende-se que a alocação de tais complexos perpassa por fatores que envolvem estratégias financeiras, flexibilização de leis ambientais, dinâmicas de ordenamento urbano e impactos às populações residentes, o que ocasiona entraves aos discursos favoráveis às instalações destes objetos à beira-mar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tiago da Silva Castro, Nayrisson de Jesus Prado da Silva, José Almir Ramos Maia Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.