O ENSINO DE GEOGRAFIA E A CIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS PARA EFETIVAÇÃO DA LEI N° 11.645/2008

Autores

  • Hermerson Gustavo dos Santos Soares Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Tereza Sandra Loiola Vasconcelos Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Luiz Cruz Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1086

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Geografia escolar, Cidade

Resumo

É fundamental a compreensão do ensino de Geografia no que se refere às temáticas ligadas às dimensões territoriais e suas características étnicas e raciais, evidenciando, ao mesmo tempo, as problemáticas relacionadas aos fatores presentes nas diversas territorialidades. A partir disso, o presente texto tem como objetivo discutir a efetivação da Lei nº 11.645/2008, por meio de práticas educativas coadunadas com o ensino de Geografia na Educação Básica. A referida Lei tornou obrigatório o estudo da História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio. Nesse sentido, o artigo está desenvolvido da seguinte forma: inicialmente, abordaremos a Lei n° 11.645/2008, o ensino de Geografia e a cidade para compreender o espaço e as relações étnico-raciais e, posteriormente, trataremos acerca das práticas geográficas, voltadas às relações étnico-raciais e discussão da cidade no âmbito da Educação Básica. Para tanto, foram realizados estudos bibliográficos, mediante revisão de literatura, acerca da temática das relações étnico-raciais no ensino de Geografia e a cidade. Desse modo, podemos contribuir para construção de práticas geográficas na Educação Básica, através do entendimento de como o ensino de Geografia pode contribuir para a compreensão dos problemas e as problemáticas em que estão envolvido/a (os/as).

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Biografia do Autor

Hermerson Gustavo dos Santos Soares, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Tereza Sandra Loiola Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da UECE. Coordenadora do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO) e do Grupo de Estudos e Articulação Ensino de Geografia e Territórios (GEAEGT). Professora dos Cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da UECE.

Luiz Cruz Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professor emérito da Universidade Estadual do Ceará (UECE), docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da UECE e Líder do Grupo de Pesquisa Sistemas Técnicos e Espaço. 

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Publicado

2025-10-23

Como Citar

SOARES, H. G. dos S.; VASCONCELOS, T. S. L.; LIMA, L. C. O ENSINO DE GEOGRAFIA E A CIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS PARA EFETIVAÇÃO DA LEI N° 11.645/2008. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 27, n. 3, p. 1–19, 2025. DOI: 10.35701/rcgs.v27.1086. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1086. Acesso em: 24 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos