DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL: ANÁLISE DO MODAL CICLOVIÁRIO EM PRESIDENTE PRUDENTE-SP
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1069Palavras-chave:
Cidades Sustentáveis, ciclovias, Planejamento UrbanoResumo
A Mobilidade Urbana Sustentável é uma alternativa consciente e benéfica para o meio ambiente que está se popularizando cada vez mais nas cidades grandes. O objetivo do estudo foi analisar os percursos das ciclovias no município de Presidente Prudente –SP, enfocando o papel do planejamento urbano. Trata-se de pesquisa aplicada do tipo exploratória de abordagem qualitativa, utilizando a técnica da observação assistemática. A pesquisa verificou que o traçado cicloviário enfrenta diversos obstáculos, resultando em incidentes ao longo do trajeto. Alguns requisitos legais que envolvem a implementação cicloviária, integrando outros meios de transporte a segurança viária não foram levadas em consideração. Conclui-se que um planejamento, à educação contínua e uma resposta eficaz a incidentes são fundamentais para garantir que as ciclovias sejam seguras e eficazes como parte integrante do sistema de mobilidade urbana da cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mércia Regina Gonçalves dos Santos Barretto, Maira Rodrigues Uliana, Sergio Marques Costa, Alba Regina Azevedo Arana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.