ANÁLISE GEOGRÁFICA DO AMBIENTE DO TRABALHO DOS AGENTES PENAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Samara Monayari Magalhães Silva Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Fernando Rodrigues Morerira Silva Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Maíra Rodrigues Uliana Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Alba Regina Azevedo Arana Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.1011

Palavras-chave:

Trabalho saudável, Ambiente geográfico, Saúde mental, Politicas públicas, Doenças ocupacionais

Resumo

O artigo apresenta uma revisão da literatura baseada no levantamento da produção sobre o ambiente de trabalho dos agentes penais dando enfoque aos aspectos ambientais e de saúde mental desses trabalhadores entre os anos de 2018 a 2023. As bases de dados pesquisadas foram Biblioteca Virtual em Saúde, Web of Science e Scopus e os principais descritores: "saúde", “saúde mental”, “policiais penais”, “meio ambiente de trabalho”, "qualidade ambiental do trabalho", “saúde mental do agente penitenciário”, “meio ambiente de trabalho”. Foram analisados 19 artigos, a maioria sobre saúde mental prisional e estresse. A Europa, com destaque para Espanha, Alemanha e Inglaterra são os países que mais publicam sobre o tema, já na América Latina foram encontrados apenas estudos no Brasil, Colômbia e Argentina. O número de publicações se intensificou gradualmente ao longo dos anos e houve aprimoramento metodológico na elaboração e avaliação de estresse. Os resultados da pesquisa levaram a constatações sobre os principais fatores de risco do ambiente de trabalho, a sobrecarga de trabalho, a falta de conforto ambiental, superlotação, estresse térmico, desgaste físico e mental, entre outros. Conclui-se que os fatores protetivos remetem ao apoio social dentro do ambiente prisional e políticas sociais voltada á classe desses trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Monayari Magalhães Silva, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Oeste Paulista. Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Oeste Paulista - (UNOESTE).

Fernando Rodrigues Morerira Silva, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Maíra Rodrigues Uliana, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Doutora em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional - PPGMADRE da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Alba Regina Azevedo Arana, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional - PPGMADRE da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Downloads

Publicado

2024-10-30

Como Citar

SILVA, S. M. M.; SILVA, F. R. M.; ULIANA, M. R.; ARANA, A. R. A. ANÁLISE GEOGRÁFICA DO AMBIENTE DO TRABALHO DOS AGENTES PENAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 3, p. 207–229, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.1011. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1011. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos