PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO URBANA E ASSENTAMENTO CASULO SOBRE OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO LIXÃO NO MUNICÍPIO DE APODI-RN
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.984Mots-clés :
Resíduos sólidos, percepção ambiental, problemas socioambientais, semiáridoRésumé
A geração de resíduos sólidos demanda atenção, sobretudo quanto à gestão e disposição final. O município de Apodi conta, atualmente, com um ambiente de lixão para o depósito dos resíduos, contribuindo para o surgimento e agravamento de impactos socioambientais negativos. O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção da comunidade casulo e da população urbana quanto aos impactos socioambientais do lixão no município de Apodi/RN. A metodologia adotada foi a abordagem quali-quantitativa, do tipo descritiva e exploratória, com visitas de campo in loco. Foram aplicados questionários à população urbana, aos moradores do Assentamento Casulo e ao representante da gestão municipal, com perguntas abertas e fechadas. Concluiu-se que o Assentamento Casulo enfrenta, diariamente, problemas de ordem socioambiental, já a população da área urbana sente-se afetada pela fumaça que invade a cidade por um longo período de tempo. De forma geral, o poder público municipal tem conhecimento sobre os riscos e gravidade da problemática que enfrenta com os resíduos sólidos e lixão a céu aberto.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Iracilda Nazareno de Paiva Medeiros, Gabriela Cemirames de Sousa Gurgel, Wendson Dantas de Araújo Medeiros 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.