O POTENCIAL GEOTURÍSTICO DO CANAL DOS INGLESES NA SERRA DO LENHEIRO EM SÃO JOÃO DEL REI - MG

Auteurs

  • Pedro Gabriel de Barros Júnior Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Leonardo Cristian Rocha Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Arlon Cândido Ferreira Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI :

https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.967

Mots-clés :

canal dos ingleses, geodiversidade, geoconservação, geoturismo, geopatrimônio, Serra do Lenheiro

Résumé

O Canal dos Ingleses, na Serra do Lenheiro em São João del Rei, constitui um importante patrimômio mineiro, ou seja, advindo da mineração, histórico e turístico, além de ser extremamente importante para a geodiversidade da região, sua preservação é de suma importância pois reproduz a historicidade e a (con)formação do município, tendo sido essencial para a manutenção e permência de pessoas na ocasião histórica do século XIX, sendo ele um aqueduto, serviu de transporte hídrico para as primeiras comunidades poderem se manter suprindo suas necessidades básicas e especialmente econômicas. Sua construção representa um exemplo significativo da engenharia do século XIX e da colaboração entre técnicos estrangeiros e trabalhadores locais. O canal faz parte de um importante conjunto geológico, formado essencialmente por rochas quartzíticas denominado “Serra do Lenheiro”, esta, no contexto histórico foi um importante cenário na conquista e povoamento de Minas Gerais, pois por ela, passava o antigo Caminho Geral do Sertão, posteriormente conhecido por Estrada Real (Caminho Velho), por onde transitou, por exemplo, o Bandeirante Fernão Dias, além de Borba Gato, Matias Cardoso e Tomé Portes del-Rei, fundador de São João del-Rei. A prefeitura Municipal de São João del-Rei, através de decreto, a saber, nº 1.654, de 20 de abril de 1988, determina a área denominada “Serra do Lenheiro”, tombada, para efeitos de preservação paisagística, contudo é necessário que o “Canal dos Ingleses”, elemento cultural da serra, seja resguardado por legislação própria e específica que favoreça a sua preservação considerando a sua importância histórica. Ainda, o estudo aponta ser essencial para que haja a devida geoconservação e gerencimaneto dos elementos físicos e patrimoniais do canal, não obstante, sua relevência geoturísta e traz conceitos gerais relacionados à geodiversidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Pedro Gabriel de Barros Júnior, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). 

Leonardo Cristian Rocha, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Professor Titular do Curso de Geografia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

Arlon Cândido Ferreira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Téléchargements

Publiée

2023-10-19

Comment citer

BARROS JÚNIOR, P. G. de; ROCHA, L. C.; FERREIRA, A. C. O POTENCIAL GEOTURÍSTICO DO CANAL DOS INGLESES NA SERRA DO LENHEIRO EM SÃO JOÃO DEL REI - MG. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 25, n. 2, p. 228–243, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v25.967. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/967. Acesso em: 20 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice