FESTAS RELIGIOSAS: SOCIALIZAÇÃO, CELEBRAÇÃO, DEVOÇÃO E CONEXÃO ESPIRITUAL EM ÁREA RURAIS DE SÃO JOÃO DEL-REI, MINAS GERAIS

Autores

  • Arlon Cândido Ferreira Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)
  • Ivair Gomes Universidade Federal de São João del-Rei (UFJS)
  • Ulisses Passarelli Universidade Federal de São João del-Rei (UFJS)
  • Betânia Nascimento Resende Universidade Federal de São João del-Rei (UFJS)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.1012

Palavras-chave:

Espaço Rural, Festas Rurais, São João del-Rei

Resumo

As festas religiosas têm uma longa tradição global, desempenhando papéis cruciais nas diversas religiões ao redor do mundo, promovendo socialização, celebração, devoção e conexão espiritual. No Brasil, essas celebrações têm raízes desde a chegada dos portugueses, marcando a presença do Cristianismo no Novo Mundo. No contexto rural brasileiro, as festas religiosas incorporam elementos da natureza e da agricultura, agradecendo pela colheita e buscando proteção divina sobre os recursos naturais. Em São João del-Rei, cidade setecentista de Minas Gerais, as festas religiosas na área rural são fundamentais, atraindo moradores locais e de outras comunidades. O município possui 37 celebrações religiosas (reconhecidas por lei) em distritos e povoados rurais, indicando a importância desses eventos. Este trabalho foca em sete festas religiosas no distrito de São Gonçalo do Amarante, explorando a formação do distrito sede e seus povoados no entorno, a importância das festas rurais e destacando sua relevância para a preservação das tradições, impactos na economia e no turismo local. Foi observado que as festividades apresentam uma dualidade entre o sagrado e o profano desde seu início. As pessoas demonstraram a necessidade de experimentar ambas as facetas inseparáveis das celebrações, buscando ativamente participar tanto dos momentos religiosos quanto nas atividades socioculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlon Cândido Ferreira, Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

Pós-Doutorando em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ivair Gomes, Universidade Federal de São João del-Rei (UFJS)

Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFJS). 

Ulisses Passarelli, Universidade Federal de São João del-Rei (UFJS)

Mestrando em Geografia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFJS).

Betânia Nascimento Resende, Universidade Federal de São João del-Rei (UFJS)

Mestranda em Geografia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFJS).

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

FERREIRA, A. C.; GOMES, I.; PASSARELLI, U.; RESENDE, B. N. FESTAS RELIGIOSAS: SOCIALIZAÇÃO, CELEBRAÇÃO, DEVOÇÃO E CONEXÃO ESPIRITUAL EM ÁREA RURAIS DE SÃO JOÃO DEL-REI, MINAS GERAIS. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 1, p. 290–321, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.1012. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1012. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)