COMPORTAMENTO ESPAÇO-TEMPORAL DE CORPO HÍDRICO SUBMETIDO AO AVANÇO DA OCUPAÇÃO URBANA: O LAGO JACAREY NO CONTEXTO DA CIDADE DE FORTALEZA, CEARÁ
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.965Résumé
No entorno das lagoas urbanas das grandes cidades encontram-se diversas formas de urbanização. Os vários ambientes lacustres constituem um importante conjunto de espaços públicos potenciais. Nesse sentido, o presente trabalho visa realizar uma caracterização espaço-temporal da ocupação urbana nos últimos 50 anos no entorno de um corpo hídrico (Lago Jacarey) da cidade de Fortaleza (CE) a partir do processamento de imagens aéreas. Constatou-se que o entorno do lago passou por uma intensa alteração proveniente da ocupação residencial. O adensamento da urbanização ocasionou a incorporação e ocupação da planície lacustre. Os imóveis de alto padrão e o polo gastronômico formado no entorno fizeram o espaço ser um local amplamente visitado pela população da cidade. Diante disso, tornou-se visado principalmente enquanto espaço público potencial, recebendo uma atenção maior por parte do governo municipal no direcionamento de recursos e na manutenção das estruturas urbanas.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Wesley Almeida Barbosa, Andrea Almeida Cavalcante 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.