DINÂMICA MULTITEMPORAL DA PAISAGEM EM UM RECORTE ESPACIAL DA PLANÍCIE COSTEIRA DE CALÇOENE, AMAPÁ, ENTRE 1993 A 2020
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.940Résumé
Este estudo analisou a dinâmica da paisagem em uma área específica da planície costeira de Calçoene, Amapá, no período de 1993 a 2020. A metodologia envolveu dois métodos de análise geoespacial: a classificação supervisionada do uso e cobertura da terra e a variação da linha de costa, método de polígono de mudanças. Foram utilizadas imagens do satélite Landsat 5TM (03/08/1993) e Landsat 8 OLI (13/08/2014 e 16/10/2020), além de sobrevoos de drone para validação das coberturas. Identificou-se diversas classes de uso e cobertura da terra, incluindo vegetação florestal e campestre, manguezal, planície de maré arenosa, corpos d'água, pastagem, entre outras. Em relação à linha de costa, observou-se predominância de processos erosivos. Entre 1993 e 2020, houve uma perda de 1.507,68 hectares e um ganho de 96,99 hectares, sendo que a erosão representou 93,99% das áreas de mudanças, enquanto a acreção foi responsável por 6%. A cobertura mais afetada pelos processos erosivos foi o mangue com espécies associadas em planície de Chenier, com perda de 14,85 hectares ao longo desse período. Os resultados confirmaram a ocorrência de mudanças significativas em curtos períodos na área e contribuem para o reconhecimento físico e ambiental, visando à geração de instrumentos de gestão costeira.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marta Vieira da Silva, Orleno Marques da Silva Júnior 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.