ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DA ÁREA PLANTADA DE SOJA NO MUNICÍPIO DE REGENERAÇÃO-PI (2009-2021)
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.893Mots-clés :
Análise Espaço-Temporal, Soja, Cobertura do Solo, Regeneração-PIRésumé
Este artigo apresenta uma análise espaço-temporal relacionada a área de soja plantada no município de Regeneração-PI no período de 2009 a 2021. A investigação pautou-se no método de Análise Evolutiva da Paisagem, através da realização de levantamento bibliográfico e produção de mapas. Utilizou-se os dados cartográficos do Projeto MapBiomas Coleção 7, referentes ao Uso e Cobertura do Solo obtidos junto à plataforma Google Earth Engine. Para a produção dos mapas e reclassificação das camadas de Uso e Cobertura do Solo (MapBiomas) utilizou-se o software QGIS 3.10.7. Os dados utilizados sobre a produção de soja foram obtidos junto ao banco de dados da Produção Agrícola Municipal – PAM/SIDRA/IBGE (2021). Observou-se uma considerável expansão do plantio de soja no Município de Regeneração-PI entre os anos de 2009 e 20021. A análise espaço-temporal apresentou uma mudança significativa na cobertura do solo do município de Regeneração-PI, sobretudo através do aumento da área de soja plantada no município que evoluiu de 111 hectares no ano de 2009 para 8.823 hectares no ano de 2021 e da diminuição das áreas de floresta de 109.099 hectares no ano de 2009 para 97.149 hectares no ano de 2021.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Reginaldo Muniz Soares 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.