ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DOS COMPLEXOS DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E EÓLICA NO CEARÁ
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.858Mots-clés :
Energias Renováveis, Desenvolvimento Sustentável, Licenciamento Ambiental, Procedimentos, CearáRésumé
Os impactos causados pelo uso de fontes poluidoras para a geração de energia elétrica têm criado oportunidades para empreendimentos geradores de energias limpas e renováveis. O licenciamento ambiental é o processo que garante a adoção de práticas sustentáveis nesses projetos e por se tratar de um trâmite complexo, é pertinente a realização de estudos dos procedimentos adotados pelos órgãos ambientais, possibilitando sua otimização. Este trabalho visa analisar os procedimentos de licenciamento ambiental dos empreendimentos de geração de energia solar fotovoltaica e eólica realizados pela Superintendência Estadual de Meio Ambiental do Ceará (SEMACE). Para isso, foi feita pesquisa documental, descritiva e explicativa, analisando os dados entre os anos de 2014 e 2021. O órgão ambiental possui procedimentos bem definidos, no qual as etapas, os prazos e a documentação necessária variam de acordo com o porte, o tipo e a localização do empreendimento. Foram emitidas 728 licenças, sendo 461 para empreendimentos de energia eólica e 267 para energia solar fotovoltaica. Cerca de 23,68% dos complexos eólicos licenciados estão localizados no Litoral Norte e 46,72% dos complexos fotovoltaicos licenciados situam-se no Vale do Jaguaribe. O litoral cearense possui alto potencial de geração de energia eólica, podendo expandir-se para a Serra da Ibiapaba e Chapada do Araripe. A radiação solar tem sido bastante aproveitada no Vale do Jaguaribe, podendo ser explorada também em outras regiões.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Teomar Filho de Brito Ramos, Ana Lúcia Feitoza Freire Pereira Pereira, Eliano Vieira Pessoa, Cleverton Caçula de Albuquerque 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.